8 de ago. de 2011

Not One Less (Curiosidades)




Olá pessoal, esse foi o primeiro filme chinês que eu traduzi. Esse é um dos filmes que eu mais gosto, então vou deixar algumas curiosidades sobre sua produção. Espero que gostem!


Not One Less (一个都不能少) dirigido e produzido por Zhang Yimou é baseado na história de Shi Xiangsheng.
O filme foi filmado na Escola Primária de Shuiquan na aldeia Chicheng, na cidade Zhangjiakou, ambos lugares na Província de Hebei.


Todos os atores do filme não são atores de verdade, apenas amadores. Zhang usou pessoas com estilos de vida semelhantes aos dos personagens, tanto é que ele manteve os nomes verdadeiros. 
O filme foi filmado como um documentário, em um estilo "neo-realista" usando câmeras escondidas e também luz natural. 


Zhang teve que trabalhar junto com o governo durante a produção do filme. Zhang contou como o governo "o lembrava constantemente de não mostrar a China como um país muito pobre e atrasado". 
Esse foi o primeiro filme de Zhang a ter apoio do governo.




Minha opinião sobre o filme: (CONTÉM SPOILER)


O que é claramente exposto é a crítica as desigualdades sociais na China, que hoje é a segunda economia maior do mundo, mas ao mesmo tempo sofre com a pobreza em alguns pontos desse enorme país. (sim, esse filme é de 1999, mas essa desigualdade ainda existe, infelizmente)


A personagem principal é a típica garota do campo, ingênua, mas com muita persistência e determinação. A falta de esperança das autoridades, como quando ela fala com o prefeito sobre buscar o Zhang, ou como na parte em que ela tenta entrar na estação de TV para falar com o gerente e a recepcionista a manda esperar pelo gerente, quando ela estava certa de que ela não conseguiria. 


O filme retrata a importância do dinheiro, o menino que tem que largar a escola para procurar um emprego e ajudar sua família. Estudantes trabalhando para ganhar o dinheiro da passagem do ônibus e após serem pagos se sentem felizes e realizados. E na parte em que ela estava na estação de trem escrevendo o anúncio e o homem diz à ela que só conseguiria achar o estudante se tivesse dinheiro, para anunciar no jornal ou na televisão.


E claro, a força e influência da mídia. Onde ela só conseguiu trazer o estudante de volta com a ajuda da mídia, no caso, a televisão. 


E o mais importante, que ainda posso ter esperanças na humanidade, que nesse mundo ainda existem pessoas que se importam com os outros, como essa garota de 13 anos que fez de tudo para trazer seu estudante de volta e todos os que ajudaram aquela aldeia.




Not One Less ganhou vários prêmios, quem quiser dar uma olhada: http://www.imdb.com/title/tt0209189/awards

2 comentários:

  1. Esse filme parece ser mesmo bem comovente, e parece que você gostou mesmo, mas não li a sua opinião por causa do spoiler.
    Mas também gosto dessas curiosidades, e sempre imaginei também como deve ser difícil fazer um filme na China, ter que lidar com a interferência do governo em uma obra artística, deve ser bem complicado.
    Está anotado...
    Obrigada pela dica e pela tradução.

    ResponderExcluir
  2. Depois de assistir um filme e gostar, sempre procuro informações. Nesse achei interessante o fato de o elenco ser totalmente amador, deve ter sido difícil para o diretor.
    Acho legal também colocar curiosidades, porque a maioria das pessoas só dão crédito aos atores e parece que esquecem que tem toda uma equipe por trás, e que evidentemente faz toda a diferença.

    ResponderExcluir